A inalação não é apenas uma forma confortante, mas também possui ação rápida. O efeito esperado é extremamente rápido e é comparável à uma injeção intravenosa. Muitas vezes a terapia com aerossol é a mais utilizada.

A dúvida se as inalações agem somente em membranas da mucosa ou em todo o sistema respiratório foi sanada no século XIX. Os pulmões apresentam uma grande superfície através da qual substâncias são absorvidas rapidamente ao inaladas.

A capacidade de penetração do aerossol pelo sistema respiratório, e também a sedimentação ideal e reabsorção nas mucosas é de ótima absorção nas mucosas está dependente das propriedades eléctricas do aerossol, e a força de gravidade e a taxa de fluxo de ar do sistema respiratório. Névoas de dispersão elevada e uniforme em secções mais profundas reunir vias aéreas onde eles são absorvidos mais do que 50% da quantidade inicial. Aerossol de partículas grandes, é absorvido por pequenos alveolos. As moléculas de tamanho mais favorável para a reabsorção nas mucosas das vias aéreas são de 1 a 5 µm.

O halogerador fragmentação pedras de sal seco mineral em partículas de sal finas, que atingem partes mais profundas do pulmão. O desenvolvimento das quiestões relacionadas com a produção de aerossol medicinal, depende entre outras coisas, do progresso técnico na construção do equipamento. relacionados com a produção de névoa medicinal depende muito do progresso técnico na construção do aparelho. . O aparelho que está atualmente em uso permite produzir aerossóis com parâmetros adaptados às exigências modificadas da terapia e direcionar a nevoa em cada parte e em cada profundidade do sistema respiratório.